sexta-feira, 17 de junho de 2011

Putos a ensinar putos

O insucesso escolar tem sido problema que de vez em quando chega até nós via televisão. Outras vezes entra-nos por casa adentro realmente, não por notícias ou reportagens.
Na Escola Secundária de Valadares, certos alunos com sucesso escolar e depois de sujeitos a formação pedagógica para o efeito, foram colocados a “ensinar”, a ajudar colegas mais novos com dificuldades de aprendizagem. The last but not the least: todos estes “monitores” foram voluntários.
Ao que parece a medida deu resultado: os índices de aproveitamento (i é, as notas) terá subido cerca de 20%. Será que os alunos com deficiências de aprendizagem estão mais receptivos quando essa aprendizagem lhes chega através de colegas quase da mesma idade? Será que a empatia entre eles é maior e mais eficaz, do que relativamente aos professores (de outro escalão etário e com outro estatuto)?
Acho que este caso, independentemente da discussão sobre técnicas pedagógicas, será um caso para seguir com atenção.   

Sintonizando o canal da má língua e aproveitando a boleia da actualidade, pergunto se os mais velhos também ensinam os mais novos a copiar? Se o incremento no indicador (+20%) se deve à melhoria da técnica do copianço?

1 comentário:

  1. Há vários casos de sucesso que envolvem soluções desse género :)

    ResponderEliminar