quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Maioridade

18º aniversário numa perspectiva prática pouco significa, os dias sucedem-se uns aos outros quase iguais, e ter comemorado 18 anos não acrescenta objectivamente nada. Sob o ponto de vista simbólico é importante, é a maioridade reconhecida por papel passado. A partir desse dia passa-se a ser adulto oficialmente, dispensa-se o aval dos pais para muita burocracia.
Na realidade há casos em que já se largou a adolescência algum tempo atrás, outros casos há em que a adolescência é transportada até mais tarde. Na vida não há portanto uma ocasião bem definida em que se possa dizer exactamente quando se passa a ser adulto.
Acho que talvez só se seja verdadeiramente adulto a partir do momento em damos connosco a ter saudades da juventude (saudades de ser mais novo). Enquanto temos a capacidade de usufruir da nossa verdadeira idade, de tirarmos verdadeiro partido do que a idade – e a experiência de vida - nos oferece, aproveitando as vantagens do caminho percorrido, enquanto nos sentirmos assim aptos a gozar a vida, não deixamos nunca de ser de alguma forma adolescentes.
Muitos Parabéns minha querida filha Isa, é importante não perder nunca “la joie de vivre” característica dos pré 18 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário